Mercado

Embrafós planeja investir na diminuição das emissões de carbono

A Embrafós, indústria de fertilizantes organiminerais localizada em Barretos (SP), realizou um diagnóstico energético de suas operações que revelou a possibilidade de economia anual superior a R$ 470 mil por meio da substituição dos compressores da rede de ar comprimido e, principalmente, a troca das fornalhas de secagem.

O segmento é um dos que estão na corrida por reduzir a pegada de carbono diante de pressão de outros países por sustentabilidade dos produtos brasileiros. Para entrar nesse ritmo, a companhia de adubo adotou biomassa de cavaco de eucalipto em substituição ao carvão mineral, informou em nota.

Com isso a Embrafós espera eliminar 26 mil toneladas de carbono equivalente ao longo da vida útil do projeto, estimada em cerca de 20 anos. O retorno do investimento, é estimado em apenas 7 meses.

Para reduzir a emissão de gases de efeito estufa durante a fabricação, a empresa paulista está em um programa de cooperação Brasil-Alemanha com apoio financeiro do fundo europeu de descarbonização Mitigation Action Facility para gerar eficiência energética em pequenas e médias empresas industriais do estado de São Paulo.

A iniciativa chamada de PotencializEE é liderada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e faz parte do Plano Nova Indústria Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O ponto prioritário da ação é substituir fornalhas em indústrias. No caso da Embrafós, a eficiência energética da biomassa combinada com tecnologias de combustão promete um “processo de secagem mais rápido e eficaz, o que eleva a produtividade operacional”.

GloboRural, 06/03/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo