Mercado

Entrega de fertilizante em novembro fica aquém de 2013 e evidencia fraqueza da safrinha

Dados divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) revelam entrega de 2,773 milhões de toneladas de fertilizantes em novembro de 2014, 2,68% aquém do que se verificou em novembro/13.

Dentre os estados com agricultura economicamente relevante, São Paulo ainda está 3,9% aquém do volume verificado em 2013, recuo conduzido, majoritariamente, pelo mau momento vivido pelo setor sucroalcooleiro. Depois de ligeira recuperação em setembro, associada ao plantio de grãos – que, há de se notar, guarda sua relevância na agricultura paulista -, o estado voltou a recuar em relação ao ano anterior em outubro e não se recuperou em novembro, aumentando a defasagem em relação ao ano anterior.

Entretanto, não foi apenas São Paulo que verificou novo recuo das entregas em novembro. Dentre os maiores, Paraná, Goiás e Minas Gerais também retraíram, e entende-se que isso tenha ocorrido devido às incertezas relacionadas ao plantio de milho, comprometido com o atraso da soja e fator que se configura como risco ao investimento na lavoura. Embora de relevância menor para a agricultura nacional, Santa Catarina também teve grande impacto na retração das entregas agregadas. Mato Grosso surpreendeu, verificando avanço de 4,1% nas entregas de novembro, mesmo em ambiente de forte incerteza e considerando reportes da indústria de grande dificuldade em posicionar produto no Centro-Oeste para a safrinha.

Sob a perspectiva do mercado de redução de área e desinvestimento no milho mato-grossense, entende-se que parte das entregas de novembro ainda guarde relação com volumes da primeira safra, uma vez que a estiagem no estado atrasou o plantio da soja para novembro. Agora, com as entregas finalizadas para a safra principal e evidente desinteresse do agricultor em ampliar área/aumentar tecnologia na safrinha, as entregas de novembro recuaram e o quadro pressionado deve se manter em dezembro e janeiro.

João Santucci, 22/12/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo