Mercado

Entregas de fertilizantes no Brasil caem 0,5% em 2024

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro no ano de 2024 somaram 45,61 milhões de toneladas, 0,5% a menos que no ano de 2023, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Segundo a Associação, o principal motivo para a queda foi “uma menor safra”.

Apenas no mês de dezembro foram entregues 3,6 milhões de toneladas, 200 mil a mais que no mesmo período do ano anterior.

O Estado do Mato Grosso detém o maior volume de entregas, com 9,77 milhões de toneladas, 21,4% da soma nacional. Em seguida estão o Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou o mês de dezembro de 2024 com 605 mil toneladas, o que representa crescimento de 7,5%. No acumulado de janeiro a dezembro de 2024, a produção atingiu 7,21 milhões de toneladas, uma alta de 3,8% se comparado ao ano 2023.

As importações, por sua vez, somaram 39,15 milhões de toneladas no ano, com 3,01 milhões de toneladas no mês de dezembro.

Os estoques em poder das indústrias no país, ao final do ano de 2024, somavam 8,32 milhões de toneladas. Segundo a Anda, no balanço final de 2024, considerando o estoque inicial, a produção nacional, as importações, exportações, adição de micronutrientes e aditivos, além das entregas ao mercado e dos volumes finais, houve um ajuste para baixo de aproximadamente 3,9 milhões de toneladas. Esse volume foi destinado ao mercado regular de fertilizantes minerais, sendo utilizado em aplicações como adubos líquidos, organominerais, outros usos industriais ou permanecendo em estoques não declarados.

Globo Rural, adaptado GlobalFert, 11/03/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo