Mercado

Estados americanos reforçam seus programas de incentivos ao produtor

Em uma resposta rápida à crescente necessidade de ajuda financeira, os estados dos EUA estão reforçando seus programas de empréstimos a juros baixos, com o objetivo de apoiar as explorações agrícolas. O Tesoureiro do estado americano do Missouri, Vivek Malek, recebeu um grande número de pedidos, evidenciando a crescente procura pelas medidas de auxílio econômico.

Além do estado do Missouri, outros estados como Nova Iorque e Montana, estão ultrapassando os fundos disponíveis, devido aos inúmeros pedidos. Os produtores destes estados estão procurando o auxílio governamental por meio dos programas e empréstimos subsidiados e juros mais baixos, especialmente após o aumento da taxa de juros para o controle da inflação americana.

Esses programas de empréstimos, normalmente referidos como programas de depósitos vinculados, envolvem o depósito de fundos em bancos por parte dos estados a taxas inferiores às do mercado. Os bancos utilizam então estes depósitos para conceder empréstimos a juros baixos a setores específicos, predominantemente agricultura e pequenas empresas. O acordo, ao reduzir as taxas de juros numa média de 2 a 3 pontos percentuais, proporciona poupanças substanciais aos beneficiados.

No entanto, os estados mantêm um limite máximo para estas taxas vantajosas, limitando o total de fundos atribuídos para garantir que os rendimentos do estado não diminuam excessivamente. A restrição levou a um rápido esgotamento dos fundos, como se viu no caso do Missouri, onde o gabinete do tesoureiro recebeu um grande volume de candidaturas, atingindo espantosos 119 milhões de dólares em apenas seis horas.

Outro estado americano, Illinois, aumentou significativamente os seus depósitos de empréstimos a juros baixos, passando de apenas dois empréstimos agrícolas em 2015 para substanciais 667 milhões de dólares no ano passado. Esse aumento na demanda levou o tesoureiro de Illinois, Michael Frerichs, a aumentar o limite do programa de US$ 1 bilhão para US$ 1,5 bilhão. Já o estado de Nova Iorque, registou um aumento significativo no número de candidaturas, com os números passando de 42 em 2022 para 317 no ano seguinte.

Apesar da evidente necessidade e popularidade destes programas, nem todos os estados os oferecem atualmente, e alguns estão reavaliando programas anteriormente arquivados devido à pressão econômica sobre empresas e produtores rurais. O ressurgimento do interesse e o esgotamento imediato dos fundos, quando disponíveis, sugerem um papel crucial que estes programas desempenham no apoio aos principais setores econômicos durante tempos financeiramente difíceis.

Embora a expansão destes programas seja um passo promissor, é evidente que a procura supera em muito a oferta atual. Essa realidade das taxas de juros mais elevadas significa a diferença entre a sobrevivência e as dificuldades financeiras para muitos agricultores. À medida que estados como Montana, Iowa, Kansas e Ohio relatam uma maior adesão a estes programas, e outros como Oklahoma consideram relançar iniciativas adormecidas.

FertilizerDaily, 24/01/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo