Mercado

Falta de costume de estocar fertilizantes encarece a produção agrícola

Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revela que os melhores momentos para a aquisição de insumos agrícolas são os que antecedem a safra de cada região brasileira.

O estudo avaliou a participação dos fertilizantes na rentabilidade do produtor, de 2010 a 2016.

Segundo a Conab, os agricultores normalmente não fazem estoques de insumos. Em vez disso, adquirem os produtos quando o ciclo de plantio de cada cultura exige. Essa demanda momentânea acaba influenciando na definição de preços dos insumos.

O estudo aponta que o consumidor não participa de forma ativa no processo de formação de preços, mas os valores, em sua maioria, se comportam de acordo com a procura.

A companhia destaca  oportunidades de investimentos, possibilidades de minimização dos custos de produção e a formulação de estratégias pelos setores diretamente envolvidos com a produção.

O trabalho foi construído em duas partes. A primeira é voltada para o comportamento dos preços de insumos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. A segunda parte traz um estudo de caso no município de Campo Mourão, no Paraná.

 

Rádioagêcnia nacional, 26/05/2017

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo