Mercado

Governo indiano planeja subsídio de US $ 19 bilhões para fertilizantes

A Índia provavelmente destinará quase US$ 19 bilhões no orçamento federal para compensar as empresas de fertilizantes por venderem seus produtos aos agricultores a preços inferiores aos de mercado, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

O Ministério das Finanças atribuiu 1,4 trilhão de rúpias (US$ 18,8 bilhões) como subsídio de fertilizantes no orçamento com vencimento em 1º de fevereiro, acima dos 1,3 trilhão de rúpias no ano encerrado em 31 de março, devido a custos mais altos de matérias-primas, disseram as pessoas, pedindo para não ser identificado, pois a informação não é pública. As discussões ainda estão em andamento e uma decisão final ainda não foi tomada.

O aumento dos gastos ocorre antes de eleições locais cruciais e em meio aos esforços do partido governista Bhartiya Janata para conquistar os agricultores depois de enfrentar protestos maciços contra novas leis que foram descartadas. Quase 60% da população de 1,4 bilhão da Índia depende da agricultura direta ou indiretamente para sua subsistência e seu apoio é fundamental para vencer as eleições.

Um porta-voz do Ministério das Finanças não estava imediatamente disponível para comentar.
O governo aumentou substancialmente o subsídio de fertilizantes no ano atual em meio aos protestos depois de alocar quase 800 bilhões de rúpias no orçamento divulgado em fevereiro de 2021.

Indianexpress, 17/01/2022
Fonte da Imagem; unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo