Mercado

Governo Russo estabelece cotas máximas de exportação de fertilizante

Em duas semanas, em 1º de dezembro de 2021, começará a operar na Rússia um mecanismo de cotas para exportação de fertilizantes minerais. De acordo com os planos do governo, até o final de maio de 2022, as empresas químicas nacionais poderão enviar ao exterior não mais do que 5,9 milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenados e não mais do que 5,35 milhões de toneladas de fertilizantes complexos. As cotas são projetadas para proteger os agricultores nacionais do aumento dos preços dos fertilizantes minerais; no entanto, elas podem prejudicar uma série de fabricantes especializados apenas nesses produtos, incluindo uma fábrica exclusiva localizada no Território de Stavropol.

As cotas são uma reação natural do governo russo a um aumento do custo dos agroquímicos no mercado interno: embora os maiores produtores anteriormente, por iniciativa própria, fixassem os preços de seus produtos até 31 de dezembro de 2021. Ao mesmo tempo, os preços dos fertilizantes minerais continuam subindo, provavelmente devido ao apetite dos comerciantes, que não assumiram obrigações.

À primeira vista, as cotas não devem criar problemas especiais para as empresas químicas nacionais – os volumes das cotas estão próximos de suas exportações. Ao mesmo tempo, existe uma empresa para a qual as cotas representam um verdadeiro desastre – a fábrica da Almaz Fertilizers (Lermontov, Território de Stavropol).

Esta é a única empresa na Rússia que produz fosfato mono- e di-amônio solúvel em água – fertilizantes minerais usados para o cultivo de vegetais em complexos de estufas. Ela os fornece totalmente aos consumidores na Rússia e vende ativamente seus produtos fora da Rússia, onde há boa demanda.

“Além da redução dos volumes de exportação, que pode ocorrer em função da introdução de cotas, estamos preocupados com a indefinição do processo de obtenção das licenças e tememos que devido a possíveis atrasos na preparação de todos os documentos necessários, fornecimentos sob contratos de exportação serão interrompidos “, disse Edward Gurari, Diretor Geral da” Almaz Fertilizers.

Surge uma situação de total incerteza quando a empresa não sabe qual será o tamanho das cotas que lhe serão atribuídas, se conseguirá cumprir os contratos celebrados, quanto necessita para adquirir matéria-prima, se é necessário afretar espaço para colocar contêineres nos navios. Enquanto isso, a Almaz Fertilizantes espera que a decisão sobre as cotas seja equilibrada e não cause prejuízo econômico a esta planta única.


Fertilizerdaily, 15/11/2021
Fonte da Imagem: Reprodução

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo