Mercado

Importação direta de fertilizantes pelo produtor rural foi tema de reunião na Associação Rural de Bagé

Na tarde desta segunda-feira, dia 22, a diretoria e departamentos da Associação e Sindicato Rural de Bagé receberam em sua sede a visita do superintendente da Casa Rural, José Alcindo de Souza Ávila, que estava acompanhado do diretor da Fertinbox, Rodrigo Velho, do Gerente de Negócio Internacionais do Banco do Brasil, Jacques Vidal Machado, e do empresário Roger Chang. 

O objetivo do encontro foi divulgar os meios e as facilidades de importar fertilizantes através de trandings e com o uso de containers.

O superintendente José Alcindo apresentou a Fertinbox e falou da parceria com a empresa, sobretudo da importância do projeto que deve baratear os custos na aquisição de fertilizantes e aumentar os benefícios, principalmente no que diz respeito a entrega direta ao produtor rural, conforme explicou o próprio diretor da Fertinbox, Rodrigo Velho. 

Rodrigo destacou três benefícios na importação de fertilizantes por meio deste tipo de negociação direta: custo mais baixo de 13%, prazo de 180 dias para o pagamento, e novas alternativas e opções de compra, já que, segundo ele, o mercado interno é formado por oligopólios. 

O diretor explicou também que a empresa trabalha, em especial, com a importação de uréia, MAP/DAP, sulfato e nitrato de amônio, formulações NPK’s e biofertilizantes. “Para importar estes produtos diretamente, o produtor tem que obedecer alguns trâmites legais e necessários. Nosso papel é preparar para importação, fazer a intermediação junto a tranding company, o despacho aduaneiro, a desunitização dos containers, o transporte até o armazém ou propriedade do cliente importador, a gestão integrada da operação e a otimização de custos”, comentou ele.

Os principais mercados fornecedores, conforme demonstrou Rodrigo em mapa, são Russia, China, Golfo Árabe, Egito e Marrocos. “O tempo de viagem aproximado é de 30 a 45 dias entre as origens mencionadas. O prazo máximo de entrega é de 60 dias a partir do fechamento do negócio”, salientou.

Benefícios e segurança no pagamento

Rodrigo falou que os produtores que optarem por esta forma de aquisição de fertilizantes devem efetuar compras através de cartas de crédito para importação, que podem ser abertas junto a bancos comerciais como, por exemplo, Banco do Brasil. “Esta modalidade de pagamento garante segurança na operação, pois o risco do importador do fertilizante é transferido para o banco emissor ou para o banco confirmador. O importador pagará apenas se o exportador cumprir com os termos e condições da carta de crédito de importação, e vice-versa”, garante Velho.

Outro fator destacado como benefício ao produtor é a redução de intermediários. “Atualmente, produtores rurais compram de revendas, que compram de misturadoras nacionais, que compram de trading companies, que compram de fornecedores. Nosso modelo de negócio elimina imediatamente as misturadoras locais e suas revendas”, enfatiza Rodrigo.

 Associação/Sindicato Rural de Bagé, 23/09/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo