Mercado

Índia afirma ter estoques abastecidos para o pico da safra Kharif

A Associação de Fertilizantes da Índia (FAI) afirmou que os estoques de ureia e fertilizantes fosfatados permanecem suficientes para atender à próxima temporada agrícola de Kharif, que deve começar em junho. Segundo a entidade, apesar das tensões geopolíticas no Oriente Médio levantarem preocupações sobre possíveis impactos na logística e no comércio de fertilizantes, os níveis atuais de estoque e os acordos de fornecimento devem garantir o abastecimento do mercado.

A FAI informou que está trabalhando em conjunto com o governo central, governos estaduais e outros agentes do setor para assegurar a distribuição eficiente de fertilizantes em todo o país. O planejamento de produção, as importações e a logística estão sendo coordenados para manter a disponibilidade adequada durante o próximo ciclo agrícola.

Nos primeiros dez meses do ano fiscal 2025-2026, a Índia registrou aumento na produção e nas importações de insumos, incluindo ureia, DAP, SSP e KCl, com o volume total passando de 57 milhões para 65 milhões de toneladas em relação ao mesmo período do ano anterior. Os estoques de DAP e fertilizantes NPK também cresceram entre 70% e 80%, o que ajuda a compensar eventuais interrupções no fornecimento do Oriente Médio.

A indústria destacou ainda que, embora a produção de ureia dependa do fornecimento de gás natural liquefeito importado, principalmente da região do Oriente Médio, o país tem diversificado as fontes de matérias-primas para fertilizantes fosfatados. Empresas indianas mantêm contratos de longo prazo com fornecedores globais de ácido fosfórico, amônia e rocha fosfática, o que contribui para reduzir riscos de abastecimento, embora as tensões geopolíticas ainda possam pressionar os preços de insumos como enxofre e amônia.

The Hindu, adaptado por GlobalFert, 10/03/2026.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo