Mercado

Índia pretende reduzir em 13% o orçamento para subsídios de fertilizantes no país

O Ministério das Finanças alocou 19,68 bilhões de dólares de fertilizantes para o próximo ano financeiro, este valor é cerca de 13% abaixo da estimativa revisada do ano fiscal atual (AF24), de acordo com os documentos orçamentários divulgados na quinta-feira.

No ano fiscal atual, que termina no dia 31 de março, aproximadamente 11,1% da despesa orçamental total da Índia, é atribuída para subsídios de alimentos e fertilizantes.

A carga de subsídios do governo central aumentou no ano financeiro anterior devido à disparada dos preços globais devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Os fertilizantes são produtos agrícolas essenciais para a produção agrícola indiana, sendo um produto estratégico para a produção de alimentos. Os fabricantes e importadores de fertilizantes recebem subsídios que permitem aos agricultores a adquirirem este insumo a um preço reduzido.

Para facilitar o acesso, o governo subsidia os fertilizantes através de um subsídio específicos para a ureia, sendo este o mais controlado pelo governo indiano. Enquanto para fertilizantes com fósforo e potássio são dados de acordo com os nutrientes contidos no insumo.

A redução no próximo ano fiscal, irá caracterizar o segundo ano consecutivo de redução para os subsídios indianos, já que governo orçou 12,6 bilhões de dólares para fertilizantes no AF23, mas aumentou para 27,1 bilhões de dólares, crescimento de 114% após a revisão. Enquanto no AF24, foi orçado 21,1 bilhões de dólares para subsídios de fertilizantes, 22% a menos do que as estimativas revisadas do AF23, mas 66% superiores às estimativas iniciais.

O maior valor no AF23, é direcionado pelos aumentos nos subsídios à ureia nacional indiana devido as altas dos preços internacionais.

The Economic Times, 05/02/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo