Mercado

Índia suspende negociação de futuros agrícolas na bolsa de valores por um ano


O governo indiano ordenou a suspensão das negociações de futuros das principais safras nas bolsas de valores do país para conter a inflação de alimentos.

A interrupção do comércio – o passo mais drástico das autoridades indianas desde que permitiram a negociação de futuros em 2003 – ameaça o mercado apenas algumas semanas após o fim dos protestos dos agricultores, que levaram ao cancelamento pelo governo das reformas agrícolas planejadas anteriormente.

As bolsas de commodities foram instruídas a não lançar contratos futuros de soja, óleo de soja, óleo de palma, trigo, arroz, grão de bico, grama verde, colza e mostarda durante 2022.

Os preços domésticos do óleo vegetal estão perto de recordes, levando o governo indiano a cortar fortemente os impostos de importação de óleos de palma, soja e girassol, mas a medida teve apenas um impacto marginal, já que os preços globais dispararam.

A medida tornará difícil para importadores e comerciantes de óleos vegetais fazer negócios, pois eles usam amplamente o comércio de câmbio para proteger os riscos, disse Sandeep Bajoria, CEO do Sunvin Group. Ele acrescentou que o fluxo de produtos importados vai desacelerar no curto prazo.

Fertilizerdaily, 20/01/2022
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo