Mercado

Índice de confiança da indústria de Insumos Agropecuários tem queda de 15,5 pontos no segundo trimestre de 2017

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), medido pelo Departamento do Agronegócio da Fiesp (Deagro) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), caiu para 92,4 pontos no segundo trimestre de 2017, uma queda de 8,2 pontos comparada ao trimestre imediatamente anterior, quando havia registrado 100,5 pontos.

O resultado é o mais baixo desde o 2o trimestre do ano passado, ocasião em que os produtores, indústrias e cooperativas que compõem o agronegócio iniciaram uma fase otimista. Nesse período, o índice havia registrado 102,1 pontos. De acordo com a metodologia do estudo, pontuação acima de 100 pontos corresponde a otimismo e resultados abaixo disso indicam baixo grau de confiança.

Indústria Antes da Porteira (Insumos Agropecuários): 93,8 pontos, queda de 15,5 pontos.

A perda de entusiasmo transparece nas empresas de insumos agropecuários, como fertilizantes e defensivos, principalmente.

Para fertilizantes, as entregas recuaram 3,9% no segundo trimestre deste ano, contra o mesmo período de 2016. Já o setor de defensivos carrega um volume considerável de estoque do ano anterior.

Ao mesmo tempo, a comercialização de soja e milho, muito lenta no período, prejudicou as aquisições de insumos, que ocorreram em uma intensidade menor do que a esperada. Os produtores aguardaram um pouco mais para realizar as suas compras, na expectativa de uma reação de preços dos grãos e uma melhora nas relações de troca, desfavoráveis até então em comparação a períodos anteriores.

Outro aspecto a se considerar é que a coleta de dados ocorreu após 19 de maio, coincidindo com o período em que o real se desvalorizou frente ao dólar. O câmbio é um aspecto essencial para as empresas de insumos, cujas matérias-primas são em grande parte importadas – a alta do dólar impacta, portanto, os custos.

Com a reversão do cenário de queda de preços de grãos, ocorrido no início de julho, é possível que os produtores voltem às aquisições, o que gera uma perspectiva mais otimista para a próxima tomada.

 

Beef Point, 28/07/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo