Mercado

Insumos caros e forte demanda elevam os preços dos fertilizantes às alturas.

A forte demanda e o alto custo das matérias-primas aumentaram drasticamente o preço dos fertilizantes em 2021.

Em Illinois, EUA, o preço do DAP, o fertilizante fosfatado mais amplamente usado, aumentou mais de 78% no ano passado, de acordo com um relatório de 4 de novembro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O preço de dois fertilizantes à base de nitrogênio, amônia anidra e ureia, mais que dobrou no mesmo período. Grande parte do aumento de preços aconteceu desde o início de outubro.

O custo do gás natural, que é usado na fabricação de muitos fertilizantes, tem aumentado, principalmente na Europa continental e no Reino Unido. Além disso, o furacão Ida interrompeu parte da produção de fertilizantes nos Estados Unidos no início deste ano. Quedas de energia causaram problemas para as fábricas de fertilizantes na China, levando o país a começar a desencorajar as exportações de fertilizantes para proteger seu próprio abastecimento.

Em declarações de lucros no início de novembro, executivos das fabricantes de fertilizantes dos EUA CF Industries, Mosaic e Nutrien disseram que todos esses fatores contribuíram para o recente aumento nos preços dos fertilizantes.

A grande questão agora é por quanto tempo os preços altos vão durar. O CEO da Nutrien, Mayo Schmidt, disse que espera que os fertilizantes de nitrogênio sejam caros até junho de 2022 e potencialmente mais tempo. Ele disse que sua empresa e outras empresas planejam aumentar a produção de nitrogênio, mas não será o suficiente para acompanhar a expansão da demanda.

C&EN, 17/11/2021

Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo