Mercado

Iraque celebra o lançamento da primeira fábrica de fertilizantes DAP

O Ministro da Indústria e Minerais do Iraque, Manhal Al-Khabbaz, inaugurou a primeira fábrica de fertilizantes DAP no Complexo de Fertilizantes do Sul. O lançamento também representa o primeiro empreendimento de sucesso entre o Iraque e o Reino Unido AAA Holding Group representado pelo CEO da empresa, Amet Selman.

Nos últimos tempos, o Iraque testemunhou um aumento na produção agrícola com o governo favorecendo várias iniciativas para melhorar o setor. Estatisticamente, a força de trabalho agrícola iraquiana emprega cerca de 20% da força de trabalho total e é o segundo maior contribuinte para o PIB do país.

A dependência excessiva do petróleo para obter renda, que é um recurso que se esgota, alimenta ainda mais a necessidade de diversificar a economia. O desenvolvimento agrícola tem, assim, sido imperativo para o crescimento da nação, facilitando o estabelecimento de uma economia diversificada. Enquanto cerca de 22% das terras do Iraque são adequadas para a agricultura, apenas 5% foram exploradas até agora. O Governo tem assim tentado iniciar usos de diferentes sistemas de irrigação, importação de sementes e fertilizantes para melhorar as perspectivas.

Para aproximadamente 75% dos agricultores iraquianos, a produção agrícola é a principal fonte de renda, enquanto o restante depende da pecuária ou de sistemas mistos de produção agrícola e pecuária. O setor é amplamente dominado por pequenos agricultores e é tipicamente caracterizado por métodos tradicionais e investimentos mínimos de capital, resultando em baixa produtividade. Há também capital social limitado e resultados positivos das interações em grupo, causando pouca integração ao longo da cadeia de suprimentos.

A cerimônia foi agraciada pelos representantes do Ministério da Agricultura, o Director Geral da Companhia Estatal de Abastecimento Agrícola – Taleb El Kaabi, o Governador de Basra – Aqeel Al-Fariji, o enviado do Primeiro-Ministro britânico – Baronesa Emma Nicholson, juntamente com vários gerentes gerais e funcionários dos Ministérios da Indústria, da Agricultura e da província de Basra, a imprensa e a comunidade local.

Em 2019, Marrocos foi o maior exportador de DAP vendendo mais de 2 milhões de toneladas métricas para outros países, seguido pela Arábia Saudita, Rússia e Estados Unidos. capacidade total de 1500 toneladas diárias. A produção atenderá às necessidades do Setor Agrícola iraquiano, com plano de expansão.

Em seu discurso após uma rodada na fábrica, o ministro expressou sua admiração pelo nível avançado da fábrica. “Estamos hoje de cabeça erguida porque fomos capazes de provar ao mundo que o Iraque está crescendo novamente, apesar dos desafios e circunstâncias que experimentou nos últimos anos”, disse o ministro, ressaltando que “o ministério assumiu nos últimos dois anos para promover suas fábricas e alcançar as melhores possibilidades, e hoje estamos orgulhosos em frente a uma das importantes fábricas trabalhadas pelo Ministério da Indústria através do esforço de todos os seus líderes e em cooperação com o Ministério da Indústria Agricultura e o governo local em Basra”.

O ministro também se mostrou satisfeito com a “verdadeira parceria entre a General Fertilizer Company e a empresa britânica”. O discurso do Diretor Geral da Companhia Estatal de Suprimentos Agrícolas também enfocou a importância da nova fábrica de fertilizantes DAP para o setor agrícola no Iraque, especialmente após os últimos desenvolvimentos internacionais, valorizando a cooperação entre o Ministério da Indústria e Minerais e o Ministério da Agricultura para fornecer fertilizantes aos agricultores iraquianos.

Este lançamento também simboliza o retorno do Iraque à economia mundial. Após várias décadas de sanções, conflitos violentos, políticas governamentais ineficazes, eventos climáticos extremos, escassez de água e concorrência de importações baratas, as cadeias de valor foram fortemente interrompidas, distorcendo as ligações entre produtores e mercados. Além disso, o Ministério da Agricultura (MoA) estima que o Iraque perdeu aproximadamente 40% de sua produção agrícola na esteira da recente crise e, embora o setor ainda não tenha se recuperado totalmente, um vínculo com uma empresa britânica, o estabelecimento de uma A fábrica de fertilizantes da casa definitivamente abriria caminho para novos desenvolvimentos neste campo.

Em seu discurso, a Baronesa britânica Nicholson agradeceu ao Ministro da Indústria e Minerais, observando que a fábrica de fertilizantes DAP apoiará os setores industrial e agrícola do Iraque, e prova que o Iraque é produtor de fertilizantes, e o Reino Unido se orgulha de fazer parte disso. sucesso.

No final da cerimónia de abertura, o Ministro assistiu à assinatura de um contrato anual de fornecimento ao Ministério da Agricultura de fertilizante DAP na quantidade de (350.000) mil toneladas numa primeira fase.

Fonte: Ein News

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo