Mercado

Israel suspende tarifas sobre a agricultura dos EUA

O Ministro das Finanças Bezalel Smotrich assinou uma ordem de emergência na terça-feira (01/04) eliminando todas as tarifas sobre importações agrícolas dos Estados Unidos, em coordenação com o Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu.

A medida, que ocorreu antes da esperada aplicação na quarta-feira (02/04) das novas tarifas dos EUA assinadas pelo presidente Donald Trump, visa garantir que Israel fique isento das medidas abrangentes, embora essa isenção ainda não tenha sido confirmada.

A decisão provocou reação imediata de fazendeiros israelenses, que se opõem à suspensão de tarifas sobre produtos agrícolas dos EUA. Em 2024, Israel exportou US$ 17,3 bilhões em bens e US$ 16,7 bilhões em serviços para os Estados Unidos.

Netanyahu elogiou a iniciativa, chamando-a de parte de uma estratégia mais ampla de seus governos para abrir os mercados de Israel, aumentar a competição e reduzir o custo de vida. Ele também enfatizou o valor diplomático do fortalecimento dos laços econômicos com os EUA

Embora a aprovação final das mudanças tarifárias esteja com o Knesset, que está atualmente em recesso, o Comitê de Finanças deve se reunir para ratificar a ordem durante o intervalo.

Alguns funcionários do governo descreveram reservadamente a mudança como amplamente simbólica, já que a maioria das importações dos EUA para Israel já são isentas de impostos. No entanto, a decisão pode ter peso diplomático, já que os EUA se preparam para implementar sua política tarifária mais ampla, com muitas nações provavelmente se opondo se Israel for isento exclusivamente.

Y Net News, adaptado GlobalFert, 02/04/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo