Mercado

Jornal turco destaca dificuldades geradas pelas sanções de Belarus no mercado de potássicos

A proibição de trânsito imposta pelos EUA e pela União Europeia (UE) ao fertilizante potássico belarusso e ao seu único produtor, Belaruskali, dificulta o abastecimento tanto na Turquia como em outras partes do mundo e provoca oscilações no mercado, devido a menor oferta e o fato de que essa é uma origem historicamente mais competitiva.

O jornal ainda cita que antes de a Belaruskali, importante produtor mundial de potássio, ter sido sancionada pelos portos do Mar Báltico, a cota de Belarus no comércio global de fertilizantes de potássio era cerca de 20%. No entanto, a participação do produto desta origem nas exportações globais diminuiu mais da metade no final do primeiro semestre de 2022.

A diminuição na produção e exportação de fertilizantes à base de potássio em Belarus levou a uma diminuição de 16,3% ou 5,9 milhões de toneladas na produção global de fertilizantes à base de potássio e a uma diminuição de 20,2% ou 5,8 milhões de toneladas nas exportações globais em comparação com o mesmo período de 2021.

Atualmente o país busca ajuda para isentar os fertilizantes potássicos do país das restrições e restaurar a passagem sem entraves dos fertilizantes potássicos para o mercado global, incluindo a América Latina, Ásia e África.

Aydinlik, 24/01/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo