Mercado

Mercado de fertilizantes está aquecido no sul da Bahia

O setor de fertilizantes espera encerrar o ano com recordes de vendas, de acordo com representantes da indústria é possível que ao final de 2014, as vendas somem 32 milhões de toneladas, superando o recorde de 31 milhões de toneladas de 2013 em todo o Brasil.

As vendas de fertilizantes no acumulado janeiro a julho mantiveram forte alta, avançando 7% ante um ano atrás, para 16,24 milhões de toneladas, em meio à antecipação de compras graças a uma relação de troca mais favorável ao produtor na primeira metade do ano.

Aproveitando o cenário promissor e o excelente momento para o investimento na cacauicultura, o mercado regional está investindo em estratégias para facilitar a logística, melhorar os preços e contribuir para o desenvolvimento da lavoura cacaueira na Bahia. A Central do Adubo – especialista em fertilizantes, localizada em Itabuna, sul do estado, por exemplo, está modificando a estratégia de vendas e apostando em novos produtos para contribuir com o aumento de produtividade do cacau. 

“Estaremos apresentando para os produtores no próximo dia 09 de setembro, em parceria com a Mosaic, a linha de produtos premium MicroEssentials, afim de, mostrar ao produtor, em especial o cacauicultor, a importância e os benefícios da tecnologia e inovação para aumento de produtividade”, disse o diretor da empresa, Adilson Reis. 

A Central do Adubo, em parceria com a Mosaic Brasil que atua na produção, importação, comercialização e distribuição de matérias-primas, fertilizantes para aplicação em todas as culturas agrícolas e ingredientes para nutrição animal, além de oferecer serviços diferenciados, está investindo em uma nova forma de distribuição de fertilizantes na região, visando encurtar o prazo de entrega, diminuir os custos com frete e agilizar a compra e venda do produtor, que poderá em breve, contar com um polo de distribuição dos produtos Mosaic na região. 

“A Mosaic conta com unidades de fertilizantes, próprias e contratadas, estrategicamente localizadas para atender os principais mercados do País, o que já é uma vantagem aqui para nossa região. E, essa estratégia irá gerar uma maior agilidade nas vendas, já que o produtor vai poder receber os produtos em pouco tempo e com custo benefício bastante viável. E ainda, continuar contando com assistência técnica dos profissionais da Central do Adubo”, declarou Reis. 

Os produtores do Brasil, embora tenham antecipado suas compras no primeiro semestre, ainda têm de fazer boa parte dos negócios visando o plantio da safra de verão, a partir de setembro. E por isso, o momento é propício para o investimento, principalmente no cacau, isto porque, o preço da arroba do fruto está em alta e contribuindo para o aumento de investimentos na lavoura. 

O Brasil é o quarto maior consumidor global de fertilizantes – compostos pelos nutrientes NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), mas com uma fatia que corresponde a apenas 6%. China, Índia e Estados Unidos respondem juntos por mais de 60% das vendas totais.

Mercado do Cacau, 08/09/214

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo