Mercado

Millenial Potash conclui etapa importante para projeto de potássio na costa da África

A Millenial Potash, empresa com sede em Vancouver no Canadá, anunciou os resultados da primeira estimativa de recursos minerais (MRE) em seu projeto no continente africano, situado no Gabão próximo à fronteira com o Congo.

O projeto intitulado Banio, apresentou os resultados do MRE, sendo indicada uma reserva de aproximadamente 657 milhões de toneladas, com 15,9% de concentração de cloreto de potássio (KCl), totalizando peso contido em torno de 104,6 milhões de toneladas. Enquanto foi inferido um peso de 1,16 bilhões de toneladas, com 16,0% de concentração de KCl, e peso contido em torno de 185,3 milhões de toneladas.

A empresa, noticiou que está satisfeita com os resultados, dizendo que isso mostra o potencial das reservas do projeto Banio. A Millenial Potash, ressalta que esses resultados foram obtidos a partir de apenas duas perfurações. Além disso, as reservas analisadas correspondem apenas a parte norte da área do projeto, e que ao sul existem outras reservas evidenciadas por estudos geológicos no local.

As estimativas de recursos minerais serão base para avaliação econômica preliminar que irá investigar diversos cenários para a mineração, além de estabelecer rotas para a exportação do KCl pelo oceano Atlântico. Segundo informações retiradas do site da Millenial Potash, até 2025 estudos serão feitos para dar início ao projeto, caso a empresa verifique sua viabilidade.

O projeto apresenta proximidade interessante com o Brasil, por estar localizado na costa atlântica do continente africano, sendo uma rota marítima mais curta em comparação a outras já estabelecidas para este fertilizante. O Brasil é o segundo maior consumidor de fertilizantes potássicos do mundo, sendo que 95% do potássio consumido no país é proveniente de importações.

GlobalFert, 24/01/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo