Ministério da Agricultura da Rússia se manifesta contra a indexação de preços de fertilizantes

ESSÊNCIA
O Ministério da Agricultura Russo se manifestou contra a indexação de preços de fertilizantes minerais para agricultores russos, relata o Izvestia.
O departamento acredita que o aumento dos preços levará ao aumento do custo de produção e ameaçará a implementação da estratégia de aumentar a produção agrícola em 25% até 2030.
A questão está sendo trabalhada em conjunto com o Ministério das Finanças, o Ministério do Desenvolvimento Econômico e o Ministério da Indústria e Comércio em nome do vice-primeiro-ministro Alexander Novak.
O Ministério da Indústria e Comércio e o Ministério do Desenvolvimento Econômico apoiam a indexação levando em consideração a inflação. A Associação Russa de Produtores de Fertilizantes (RAPU) propôs anteriormente aumentar os preços em 15%, mas depois reduziu o pedido para 10%.
CONTEXTO
A produção de fertilizantes na Federação Russa em 2024 ultrapassou 63 milhões de toneladas, das quais 40 milhões de toneladas (mais de 60%) foram exportadas.
Os produtores russos continuam a expandir as exportações, concentrando-se na América Latina e na África.
Em 2025, a produção poderá crescer mais 3%, para 65 milhões de toneladas, e as exportações, 5%, para 44 milhões de toneladas.
Dmitry Patrushev afirmou anteriormente que até 2027 a Rússia poderia atingir 70 milhões de toneladas, e até 2030 – 80 milhões de toneladas. Cerca de 60 grandes projetos de investimento estão em fase de implementação.
As necessidades dos agricultores russos em 2025 são de 5,5 milhões de toneladas (Ministério da Agricultura).
Os preços domésticos estão congelados desde 2022, e os preços de exportação não são regulamentados.
CONCLUSÕES
Os agricultores, assim como o Ministério da Agricultura, estão céticos quanto à ideia de indexação, acreditando que o aumento dos preços dos fertilizantes afetará a lucratividade. O custo do cultivo de plantas já aumentou devido a sementes, equipamentos e empréstimos caros.
A iniciativa ainda está em discussão. Segundo o FAS, a decisão sobre a indexação pode ser tomada antes do final de maio.
Agrotrend Russia, 08/04/2025.