Mercado

Ministros de Marrocos e Nigéria avaliam avanço do gasoduto que ligará ambos os países

O gasoduto Marrocos-Nigéria será importante fornecedor de gás natural ao Marrocos, e deverá ser usado para o setor de energia e fertilizantes.

A Ministra da Transição Energética e do Desenvolvimento Sustentável do Marrocos, Leila Benali, e o Ministro de Estado dos Recursos Petrolíferos da Nigéria, Ekperikpe Ekpo, discutiram em Rabat o progresso da implementação do projeto do gasoduto estratégico Nigéria-Marrocos.

Ekpo indicou que o objetivo da sua visita de dois dias ao Marrocos é proporcionar a ambas as partes a oportunidade de avaliar o desenvolvimento do gasoduto Nigéria-Marrocos, lançado em 2016 em conjunto após uma visita do rei marroquino Mohammed VI à Nigéria.

“Tendo em conta o que foi alcançado, o projeto do gasoduto está progredindo”, observou o ministro nigeriano.

Marrocos e a Nigéria mantêm relações de cooperação e parcerias nos domínios da transição energética e do desenvolvimento sustentável, marcadas pela troca de experiências, conhecimentos especializados, capacitação e desenvolvimento de projetos.

Estes são o resultado de vários acordos bilaterais que entraram em vigor nos setores de energia renovável, produção de hidrocarbonetos, fosfatos e fertilizantes.

Lembrando que o Marrocos abriga um dos maiores produtores de fosfatados, a OCP, que produz MAP e DAP. Estes fertilizantes ricos em fósforo necessitam da amônia, proveniente do gás natural para a sua produção.

O gasoduto, percorrerá a costa oeste africana desde a Nigéria, passando por 13 países africanos, além disso irá se ligar ao mercado europeu através de Espanha. Com mais de 5.700 quilómetros de extensão, o projeto terá capacidade anual de 30 a 40 mil milhões de metros cúbicos.

Morocco World News, 31/01/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo