Mercado

Momento pode ser favorável para produtores de fertilizantes nitrogenados

Os fertilizantes nitrogenados sofreram uma queda significativa nos preços. Os preços realizados foram impactados principalmente pelo aumento da capacidade de produção de nitrogênio.

O acúmulo de capacidade foi devido a menores custos de energia, especialmente para o gás natural, que achatou a curva de custo ou tornou mais barato produzir fertilizantes nitrogenados.

Com um custo de produção mais baixo, os preços globais dos fertilizantes nitrogenados tendiam para queda de tal forma que se igualavam ou caíam abaixo do custo de produção de alguns produtores, especialmente na China. Os produtores de nitrogênio da China utilizam amplamente o carvão antracite como fonte de matéria-prima para os fertilizantes nitrogenados. A maioria dos produtores norte-americanos utiliza o gás natural como material de entrada para fertilizantes nitrogenados.

No quarto trimestre de 2016, os preços do nitrogênio começaram a ganhar impulso, enquanto os produtores marginais de alto custo começaram a racionar seus custos de produção com realizações de preços. Isso foi favorável para produtores de nitrogênio de baixo custo, como CF Industries, PotashCorp, Agrium e Terra Nitrogen.

 

Market Realist, 28/02/2017

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo