Mercado

Nutrien não vê alívio para os altos preços dos fertilizantes

Os preços dos fertilizantes nitrogenados permanecerão bem suportados pelo resto deste ano e além, de acordo com um grande fabricante e varejista do produto.

Raef Sully, vice-presidente executivo da Nutrien, disse que a oferta global de amônia, ureia e UAN está apertada.

“Acho que veremos preços sólidos contínuos pelo resto do ano para todos esses produtos”, disse ele em uma transcrição da Nutrien de uma teleconferência sobre os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022 da empresa.

Sully disse que o consumo de amônia está crescendo a um ritmo de 2,5 milhões de toneladas por ano e a quantidade de nova produção que entrará em operação nos próximos dois a três anos está abaixo dessa taxa de crescimento.

“Então, o mercado está se apertando (e) continua apertando”, disse ele.

“Quando você tem choques como os preços que estamos vendo na Europa e a infeliz guerra na Ucrânia, isso agrava os problemas.”

O presidente interino da Nutrien, Ken Seitz, disse que o fornecimento global dos principais produtos de fertilizantes nitrogenados está sob pressão.

“As exportações chinesas de uréia foram restringidas no primeiro semestre de 2022 e acreditamos que há potencial para restrições no segundo semestre se o governo pretender manter o desconto atual para os preços domésticos chineses em comparação com outros mercados globais”, disse ele.

A China exportou 300.000 toneladas de ureia no primeiro trimestre de 2022 e deve enviar bem menos de um milhão de toneladas no primeiro semestre do ano, em comparação com a média de dois milhões de toneladas.

O país geralmente exporta mais produtos no segundo semestre do ano, mas há sinais de que os volumes também podem cair nesse período devido a outras restrições do governo, de acordo com o economista-chefe da Nutrien, Jason Newton.

“Historicamente, quando as exportações foram restringidas no primeiro semestre, vimos um forte movimento de volumes para depósitos alfandegados antes da remoção das restrições de exportação”, disse ele.

“Mas podemos não ver isso tanto este ano porque existem inspeções de exportação que estão propositalmente atrasando o tempo necessário para mover o produto para esses armazéns.”

Há também uma oferta reduzida da Rússia, que é o maior exportador global de produtos nitrogenados.

A incerteza do fornecimento de gás natural da Rússia está contribuindo para os altos e voláteis preços do gás natural na Europa, reduzindo a produção de fertilizantes nitrogenados naquela região.

Seitz estimou que cerca de seis milhões de toneladas da produção europeia de fertilizantes nitrogenados estavam “offline” no primeiro trimestre de 2022.

Sully disse que os preços da ureia caíram devido ao atraso na semeadura, mas ele prevê uma recuperação assim que a semente estiver no solo.

“Com os preços das colheitas onde estão, os agricultores vão tentar maximizar o rendimento aqui”, disse ele.

Fonte: The Western Producer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo