Nutrien vai vender fábricas de fertilizantes em Araxá e Alfenas

A canadense Nutrien, líder mundial em produção de potássio, vai negociar suas fábricas de fertilizantes em Minas Gerais, localizadas em Alfenas, na região Sul, e em Araxá, no Alto Paranaíba. A primeira unidade ficou pronta no ano passado e nem chegou a entrar em funcionamento, enquanto a segunda teve as atividades suspensas em outubro.
A empresa também venderá as outras três misturadoras que tem no Brasil, situadas em Itapetininga, em São Paulo, e Morrinhos e Cristalina, em Goiás. O site paulista foi suspenso em outubro, já os goianos foram paralisados na primeira leva de interrupções, em maio.
A empresa informa que “decidiu descontinuar as operações no País como parte da estratégia global de otimização dos negócios”, e afirma que “o processo de venda dessas unidades é um passo natural dentro desse planejamento”.
A Nutrien ainda ressalta que “continua a oferecer um portfólio robusto de insumos e soluções agrícolas que atendem às necessidades dos produtores brasileiros”, e salienta que segue focada “em iniciativas que fortalecem sua presença no mercado por meio de parcerias estratégicas, inovação e excelência no atendimento ao cliente”.
Em maio de 2022, quando a companhia ainda estava investindo para aumentar a capacidade de mistura de fertilizantes no País, ela disse que planejava ter um total de 12 instalações desse tipo no mercado brasileiro. Entretanto, dois anos depois resolveu suspender as operações existentes e, agora, decidiu colocá-las à venda.
Diário do Comércio, 17/02/2025.