Parlamentares brasileiros sugerem estreitamento de laços econômicos com o Marrocos
Deputados e senadores brasileiros sugerem parceria mais forte entre Brasil e Marrocos, citando os crescentes laços econômicos e os interesses partilhados dos dois países.
A moção, assinada por 37 senadores e 14 deputados federais, foi dirigida ao ministro brasileiro, Mauro Vieira. Também foi apoiado por líderes de todo o espectro político.
Foram citados os crescentes laços comerciais entre os dois países, que atingiram US$ 3 bilhões em 2022, o dobro do valor de 2017. Além disso, foi observado que empresas brasileiras estão interessadas em vários projetos importantes no Marrocos, inclusive a construção de fábricas de fertilizantes pelo Grupo OCP, um dos maiores produtores e exportadores de fertilizantes fosfatados do mundo.
“Estamos convencidos de que é o momento certo para transformar a relação entre os nossos dois países numa parceria estratégica multifacetada, na vanguarda de uma nova correlação geoeconômica entre as duas margens do Atlântico Sul, servindo de modelo para a nova ambição que o Brasil quer implementar com a África”, afirmou a moção.
A proposta sugere que os dois países colaborem em diversas áreas-chave no futuro, incluindo a segurança alimentar, aumentando as exportações agrícolas brasileiras e pesquisas com o auxílio do OCP.
Por fim, o documento conclui requerendo aos dois países a colaboração para “tomar medidas concretas para fortalecer a sua parceria estratégica e promover a paz, a prosperidade e a cooperação no Atlântico e na África”.
Morocco World News, 27/12/2023