Mercado

Petrobras avalia cenários para aumentar a oferta de gás no Brasil

A Petrobras avalia como futuras possibilidades para ampliar a oferta de gás no Brasil a expansão do biometano, assim como a importação da Bolívia e da Argentina, disse o gerente-executivo de Gás e Energia da Petrobras, Álvaro Tupiassu, em painel durante a gas week 2024, realizada pela agência epbr, na manhã desta segunda-feira (15/4).

“Estamos olhando para outras oportunidades também de futuros negócios, compras de gás, se for o caso, [na] Bolívia a Argentina, e outras oportunidades como o biometano, que é importante para essa agenda de descarbonização do Brasil”, afirmou o executivo.

A Petrobras tem US$ 3 bilhões em investimentos previstos no plano de negócios para o segmento de gás natural e energia até 2028, além de uma carteira de projetos em avaliação na área de US$ 6 bilhões.

Executivos da companhia têm afirmado que a empresa já está buscando eventuais oportunidades de compra de biometano no mercado, mas que ainda não encontraram um preço competitivo.

“A gente é muito a favor do biometano no Brasil. Existem oportunidades claras e projetos que já estão em operação nesse momento, inclusive. O que eu vejo com alguma ressalva é essa imposição do mandato obrigando o produtor ou o importador de gás a comprar biometano como forma a viabilizar essa indústria”, disse a vice-presidente da Equinor Brasil, Cláudia Brun, durante o painel.

Brun lembrou que os produtores assumem diversos riscos ao longo da cadeia de gás. Por isso, afirmou, políticas públicas que penalizam os operadores podem afetar a previsibilidade que facilitou a aprovação de projetos no país nos últimos anos e a atratividade do Brasil para investimentos em nova oferta de gás.

epbr, 17/04/2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo