Mercado

Preços de fertilizantes na Rússia podem permanecer congelados por mais tempo do que o esperado

As autoridades russas e os produtores de fertilizantes minerais discutem a possibilidade de prorrogar a fixação dos preços do nitrato de amônio para a semeadura da primavera, priorizando o abastecimento do mercado interno.

Em meio às altas históricas do mercado de gás, a União Europeia pode enfrentar uma escassez de fertilizantes minerais, cuja produção do gás natural é a principal matéria-prima. Os preços mundiais dos fertilizantes de nitrogênio já dispararam desde 2008, e os agricultores russos estão preocupados com o aumento dos preços dos fertilizantes minerais e sua escassez no mercado interno.

Após uma recente reunião com o governo, o presidente russo Vladimir Putin instruiu o desenvolvimento de medidas para neutralizar os riscos das consequências negativas da escassez de energia na Europa e na Rússia, incluindo a desestabilização dos mercados de fertilizantes nitrogenados, produtos metalúrgicos e alimentos. Mikhail Mishustin disse que é preciso encontrar soluções que garantam a disponibilidade de fertilizantes no mercado interno e, ao mesmo tempo, preservem a competitividade e as oportunidades de exportação dos produtores russos.

Em 25 de outubro, várias opções foram discutidas para controlar os preços do nitrato de amônio – o fertilizante de nitrogênio mais procurado para a época de semeadura da primavera. A fixação de preços para o nitrato de amônio provavelmente será estendida até o final do trabalho de campo da primavera com uma prioridade de abastecimento para as regiões russas.

Em julho, produtores russos de fertilizantes minerais congelaram os preços para o mercado interno nos níveis atuais e anunciaram descontos adicionais. Em outubro, essas medidas foram estendidas até o final de 2021.


Fertilizerdaily, 01/11/2021
Fonte da imagem: Pixabay

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo