Mercado

Preços dos fertilizantes fosfatados sofrem com excesso de capacidade

O ambiente atual de fosfatados se mostra semelhante ao observado para potássio e fertilizantes nitrogenados, os preços dos adubos fosfatados, como o DAP (fosfato de diamônio), sofreram com o resultado do excesso de capacidade. Mais recentemente, os preços do fosfato se recuperaram devido a um desequilíbrio inesperado do lado da oferta .

As adições de capacidade ainda não acabaram. Em 2017, espera-se que 1,6 milhões de toneladas métricas de capacidade sejam agregadas globalmente. Isso é cerca de um crescimento de 3% na capacidade ano a ano para aproximadamente  55 milhões de toneladas em 2017. Cerca de 42% da capacidade deverá entrar em linha na Arábia Saudita, seguida de 30% em Marrocos, que possui o maior recurso de pedra fosfática , um material de entrada chave para fertilizantes fosfatados. Espera-se que os restantes 28% da capacidade sejam adicionados por outras regiões do mundo.

Espera-se que a demanda mundial global de fertilizantes de fosfato cresça 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, com a demanda do Brasil devendo aumentar em 12% durante esse período. A Índia também contribuirá para essa demanda com expectativa de menor estoque. No entanto, espera-se que as adições de capacidade de fosfato cresçam mais rapidamente em 3% em comparação com o crescimento da demanda de 2% em 2017.

 

Market Realist, 04/12/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo