Mercado

Produção de fertilizantes em Goiás cai

Os investimentos em infraestrutura e a política de incentivos fiscais do Governo de Goiás contribuíram para que o Estado mais uma vez lidere o crescimento da produção industrial no País. Em março, a produção industrial goiana cresceu 8% na comparação com igual período do ano passado, ficando em primeiro lugar no ranking nacional. No acumulado do primeiro trimestre do ano houve acréscimo de 6,6% sobre os três primeiros meses de 2016, garantindo também a liderança nacional.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira, dia 9. Eles mostram que, dos 14 Estados pesquisados e mais a Região Nordeste, a produção industrial de Goiás cresceu 0,5% em março na comparação com fevereiro, ficando atrás apenas do Amazonas (5,7%), Bahia (2%), Rio de Janeiro (0,7%). A Região Nordeste avançou 0,1%. Nas demais localidades houve queda. Na média nacional o recuo foi de -1,8%.

Em março, na relação com igual período do ano passado, Goiás (8%) e Rio Grande do Sul (7,4%) assinalaram os avanços mais intensos na produção industrial. No Estado, os segmentos industriais que tiveram as maiores altas foram: indústria alimentícia (15,7%), produtos farmacêuticos (18,5%), metalurgia (6,9%) e indústria extrativa mineral (15,1%).

Na contrapartida, registraram recuo na produção os segmentos de fabricação de veículos automotores (-17,8%), produtos químicos – fertilizantes e adubos – (-29,3%), e produtos minerais não metálicos – usados na construção civil – (-17,7%).

“O aumento no ritmo da produção industrial goiana está evidente neste ano, com taxa positiva de 6,6%, a maior do País, graças aos esforços do governo Marconi Perillo e dos empresários que estão empenhados em fazer Goiás avançar no crescimento econômico e garantir melhor qualidade de vida à população”, afirma o secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita.

 

Folha de Notícias, 09/05/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo