Mercado

Produção de químicos cai ao menor nível do ano em outubro, diz Abiquim

A produção de produtos químicos de uso industrial registrou em outubro a terceira queda consecutiva, com baixa de 7,42% em relação a setembro, atingindo o nível mais baixo do ano, informou a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) nesta sexta-feira.

Conforme a entidade, a redução é explicada pela continuidade da parada programada para manutenção na unidade de petroquímicos básicos da Braskem no polo petroquímico de Camaçari (BA), iniciada em meados de setembro e encerrada na segunda quinzena de outubro.

“Diversas outras empresas clientes da central também aproveitaram para realizar paradas para manutenção. Assim, as reduções foram generalizadas e atingiram nove dos treze grupos de produtos, com destaque para petroquímicos básicos (-10,83%), resinas termoplásticas (-5,63%) e intermediários para fertilizantes (-2,29%), que registraram queda sobre setembro”, informou a Abiquim.

Segundo a entidade, as vendas domésticas de produtos químicos subiram 6,4% em outubro, ante setembro, após duas quedas consecutivas. “A formação de estoques preventivos pelas empresas para o período das paradas em Camaçari possibilitou esse resultado, especialmente no grupo resinas termoplásticas (+16,19%)”, explicou a entidade.

A Abiquim apontou ainda que o índice de utilização da capacidade instalada fechou o mês passado em 80%, dois pontos percentuais abaixo do resultado de outubro do ano passado e “um dos piores níveis operacionais deste ano”.

Já o consumo aparente nacional (medido pela produção mais importação menos exportação) subiu 6,9% de janeiro a outubro, em relação a igual período do ano anterior.

Valor Econômico, 29/11/2013

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo