Mercado

Produção industrial do Paraná cresce 13% em outubro

A indústria paranaense apresentou aumento no ritmo de produção, na passagem de setembro para outubro, com expansão de 2,1%, frente variação de 0,6% para o Brasil, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional – Produção Física (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inversão da curva observada em outubro propiciou a recuperação de parte da perda de 2,7% registrada em setembro. Onze das quatorze atividades pesquisadas mostraram elevação, com destaque para os ramos de edição e impressão, máquinas e equipamentos, produtos de metal, bebidas e madeira.

Na comparação com outubro de 2012, a produção industrial do Paraná avançou 13,0%, a segunda melhor taxa do país e a sétima taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação, diante pífio crescimento de 0,9% para o complexo nacional. Ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul, com acréscimos de 14,5% e figurou entre os três Estados que apontaram taxas de dois dígitos. Dez das quatorze atividades investigadas apontaram aumento na produção, sendo as principais contribuições vindas dos ramos de edição, impressão (91,7%), com aumento na fabricação de livros, brochuras ou impressos didáticos; veículos automotores (25,3%), impulsionado, sobretudo, pela maior produção de caminhões e caminhão-trator para reboques e semirreboques; máquinas e equipamentos (15,3%), especialmente pela maior produção de tratores agrícolas, máquinas para colheita, elevadores para o transporte de pessoas, máquinas para trabalhar matéria-prima para fabricar pasta de celulose, partes e peças de refrigeradores e bombas centrífugas; minerais não metálicos (10,4%); e refino de petróleo e produção de álcool (9,0%), pela elevação na fabricação de álcool etílico e óleo diesel e outros óleos combustíveis.

O índice acumulado nos dez meses do ano da indústria do Estado mostrou expansão de 5,0%, ante alta de 1,6% para a indústria nacional. Dos quatorze setores pesquisados, dez apontaram resultados positivos, com destaque para o bom desempenho dos setores de veículos automotores (16,5%), impulsionado, especialmente, pela maior produção dos itens caminhões e caminhão-trator para reboques e semirreboques; máquinas e equipamentos (15,1%), explicado, em grande parte, pelo aumento na fabricação de máquinas para trabalhar matéria-prima para fabricar pasta de celulose, tratores agrícolas, elevadores para o transporte de pessoas, partes e peças de refrigeradores, eletroportáteis domésticos e máquinas para colheita; máquinas aparelhos e materiais elétricos (10,0%); produtos químicos (9,6%), com maior fabricação de adubos ou fertilizantes com nitrogênio, fósforo e potássio (NPK); e minerais não-metálicos (7,5%), pela maior fabricação de cimentos “Portland”.

No acumulado em doze meses, encerrados em outubro de 2013, a produção industrial regional avançou 0,4%, assinalando a primeira taxa positiva desde outubro de 2012 (1,5%) e mantendo a trajetória ascendente iniciada em março último (-7,6%), contra aumento de 1,0% na média do país. Os melhores resultados ficaram por conta dos setores de máquinas e equipamentos (12,6%); máquinas aparelhos e materiais elétricos (10,8%); produtos químicos (7,9%); e minerais não metálicos (6,0%).

As estatísticas do IBGE revelam consistente recuperação dos níveis da produção fabril do Paraná, desde o mês de abril de 2013, em sentido oposto ao baixo crescimento registrado pela indústria nacional. Tal performance vem sendo determinada pela operação dos principais vetores atuantes no Estado, especialmente o agronegócio – fruto da safra recorde e dos preços ainda elevados no mercado internacional –, a química e petroquímica, a metalmecância e os insumos para a construção civil.

Ressalte-se ainda, a interferência virtuosa dos primeiros efeitos dos investimentos das empresas que se instalaram no Estado desde o início de 2011, atraídas pelo Programa Paraná Competitivo, com aportes de cerca de R$ 26 bilhões; da vitalidade do mercado de trabalho regional e das obras de infraestrutura, em execução pelo governo estadual.

Bem Paraná, 10/12/2013

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo