Mercado

Retrospectiva 2021, por que os preços dos fertilizantes subiram tanto esse ano?

À medida que os agricultores encerram a colheita deste ano e começam a planejar o plantio do ano que vem, eles estão descobrindo que os preços dos fertilizantes dispararam para níveis recordes – elevando os custos dos insumos e potencialmente reduzindo os lucros para a safra do próximo ano.

Como muitas coisas desde a chegada da pandemia, é uma “tempestade perfeita” de condições que está contribuindo para a alta dos preços dos fertilizantes.

Os preços dos fertilizantes têm estado muito altos durante todo o ano – impulsionados por eventos climáticos extremos, paralisações de fábricas, sanções e aumento dos custos de energia, especialmente na China. Agora, vários relatórios descrevem uma crise de energia na Europa.

Vários relatórios recentes – um do Banco Mundial – mostram que os preços dos fertilizantes aumentaram nos picos de preços anteriores que foram estabelecidos durante a crise financeira global de 2008-2009. Segundo algumas estimativas, o custo de produção dos agricultores dos EUA pode aumentar até 16%, devido ao preço dos fertilizantes.
A expansão global da produção agrícola é um dos motivos que os analistas citam para a continuidade dos aumentos nas taxas de fertilizantes. A produção global de grãos e sementes oleaginosas neste ano deve aumentar 3,2 por cento – quase 106 milhões de toneladas métricas sobre o total do ano passado.

Ironicamente, a seca também está contribuindo para a demanda global por fertilizantes. As empresas brasileiras de energia, onde grande parte da eletricidade do país é fornecida por hidrelétricas, enfrentaram mais de um ano de seca, o que deixou os níveis dos reservatórios baixos. As empresas de energia tiveram que recorrer à geração de energia a partir de usinas movidas a gás natural, mais caras.

O gás natural é responsável por 40% da geração elétrica nos Estados Unidos e os preços do gás natural têm flutuado este ano. É também um insumo importante para as plantas que produzem fertilizantes porque os processos que criam fertilizantes requerem energia. O gás natural também é um ingrediente chave para fertilizantes à base de nitrogênio.

Os suprimentos de fertilizantes de nitrogênio eram abundantes em 2020, com muitos fornecedores tendo suprimentos remanescentes de 2019 disponíveis para atender à demanda. Mas com a expansão da área plantada global, esse excesso de oferta de fertilizantes à base de N se esgotou. Especialistas dizem que os preços mais altos do gás natural contribuíram para os custos de produção de fertilizantes mais altos desde o início de 2021. Essa situação foi exagerada pelo efeito sanfona do excesso do ano passado, seguido por atrasos na produção relacionados à pandemia.

Como resultado, o custo do fertilizante anidro aumentou 13% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o ano anterior, de acordo com dados do varejista agrícola Nutrien.

Wisfarmer, 08/12/2021
Fonte da Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo