Mercado

Rússia e Belarus devem aumentar parceria para a exportação de fertilizantes

O primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, manterá as negociações com o primeiro-ministro de Belarus, Roman Golovchenko, em Moscou.

“Os chefes de governo planeiam discutir questões atuais do comércio russo-belarusso e da cooperação econômica, bem como o progresso da implementação de grandes projetos conjuntos nas esferas financeira, industrial, energética, de transportes, agrícola, digital e cultural humanitária,” informou o serviço de imprensa do governo russo.

A Rússia é o principal parceiro comercial de Belarus. Em 2023, o volume de negócios do comércio bilateral aumentou 5,2%, para 46,5 mil milhões de dólares. Para reforçar a soberania financeira, econômica e tecnológica, a Rússia e Belarus estão tomando medidas conjuntas para tentar aliviar as sanções impostas pela União Europeia e Estados Unidos.

Projetos bilaterais estão em curso para aprofundar a cooperação industrial. A Rússia está fornecendo sua logística para a exportação de produtos belarussos. Em 2023, mais de 5,9 milhões de toneladas de produtos petrolíferos e 9,5 milhões de toneladas de fertilizantes de Belarus foram transportados através da Rússia para países terceiros. Estão sendo implementados investimentos para desenvolver as capacidades nos portos russos para atender o aumento nos volumes de Belarus.

TASS, 17/04/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo