Mercado

Rússia não planeja estender as taxas sobre as exportações de fertilizantes

O governo russo anunciou que não planeja prolongar as taxas sobre as exportações de fertilizantes; elas serão zeradas a partir de 1º de janeiro de 2025, disse o vice-ministro das Finanças, Alexey Sazanov, à Interfax.

“Em geral, cancelaremos os impostos (sobre fertilizantes – IF) a partir de 1º de janeiro de 2025”, afirmou. “Atualmente não há planos para estendê-lo (o dever – IF)”, acrescentou Sazanov.

Os atuais direitos de exportação sobre fertilizantes foram introduzidos em duas fases. A partir de 1º de setembro de 2023, um direito de exportação combinado entrou em vigor com uma taxa de 7% e taxas específicas (ou seja, mínimas) de 11, 18 e 22 dólares por tonelada de nitrogênio, potássio e fosfato/fertilizantes complexos, respectivamente.

A partir de 1º de outubro de 2023, o governo russo estabeleceu direitos de exportação vinculados à taxa de câmbio do rublo para uma ampla gama de produtos, incluindo fertilizantes. A uma taxa de câmbio acima de US$ 80 rublos/US$ 1, foi introduzida uma sobretaxa de 3% sobre a taxa já existente – ou seja, o imposto aumentou para 10%.

Ambos os tipos de direitos foram introduzidos até 31 de dezembro de 2024. O Ministério das Finanças disse anteriormente que simultaneamente com o aumento do imposto de extração mineral para os produtores de fertilizantes, o imposto de exportação “taxa de câmbio” será abolido a partir do próximo ano. No entanto, os interlocutores da Interfax na indústria expressaram preocupações de que o governo possa manter o imposto combinado a uma taxa de 7%.

Interfax Ru, 03/10/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo