Mercado

Senado americano inclui fosfato e potássio na lista de minerais críticos

Nos EUA, o senado introduziu uma legislação bipartidária para incluir fosfato e potássio na lista final de minerais críticos do Departamento do Interior. Apresentado pelos senadores Sherrod Brown, Thom Tills, Tammy Baldwin, Roger Marshall, Pete Ricketts e Rick Scott, a legislação reconhecerá a importância de garantir um fornecimento interno forte e sustentável de fertilizantes aos agricultores americanos.

A expectativa é que com essa nova legislação os EUA possam construir novas unidades produtivas em menos tempo. Devido a isso, o país deve acelerar o aumento de sua produção interna de fertilizantes fosfatados e potássicos.

“A maioria dos recursos mundiais de fosfato e potássio está concentrada em apenas alguns países, deixando esse mercado exposto às vulnerabilidades da cadeia de abastecimento e à instabilidade geopolítica. Os acontecimentos dos últimos anos mostraram-nos que a segurança alimentar é segurança nacional e agora é o momento de mudar a forma como falamos sobre estes recursos vitais.” disse o presidente e CEO da TFI, Corey Rosenbusch.

Os Estados Unidos importam cerca de 95% das suas necessidades de potássio, a maior parte das quais vem do Canadá. Apenas 14 países no mundo produzem potássio, sendo que a Bielorrússia e a Rússia representam quase 40% da produção global. No que diz respeito ao fosfato, a China é responsável por mais de 40% da produção mundial.

Os americanos produzem tanto fosfato como potássio, mas expandir minas e abrir novas é um processo dispendioso e demorado, podendo levar anos e dezenas de milhões de dólares apenas para licenciamento. Ser listado como minerais críticos não excluiria estes projetos das revisões ambientais, mas atribuiria uma única agência de licenciamento para ser responsável e agilizar o processo.

The Fertilizer Institute, 20/03/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo