Mercado

Subsídios para fertilizantes na Índia já alcançam 20,6 bilhões de dólares até janeiro

Na Índia, o governo forneceu quase 20,6 bilhões de dólares como subsídio para fertilizantes até janeiro deste ano fiscal. Numa resposta escrita pelo Ministro dos Produtos Químicos e Fertilizantes, Bhagwanth Khuba, disse que o governo fornece subsídios para vários fertilizantes para garantir a disponibilidade adequada destes insumos a preços acessíveis aos agricultores.

O Governo implementou uma política de Subsídio Baseado em Nutrientes (NBS) a partir de 1 de abril de 2010, para fertilizantes fosfatados e potássicos (P e K). De acordo com a política, um montante fixo de subsídio, decidido anualmente ou semestralmente, é concedido aos fertilizantes P e K notificados, dependendo do seu teor de nutrientes.

“O MRP (preço máximo de varejo) é fixado pelas empresas de fertilizantes de acordo com a dinâmica do mercado, monitorado pelo governo. Consequentemente, qualquer agricultor da Índia, incluindo agricultores mais humildes, que comprem esses fertilizantes obtém benefícios de subsídio, “Khuba disse.

Hoje, de acordo com dados do governo indiano o preço máximo de varejo para o saco de ureia de 45 kg é de 242 rúpias, algo em torno de 3 dólares. Esse valor não soma impostos ou tecnologias extras, como revestimento.

Nos anos de 2018 até 2022, os valores dos subsídios foram crescentes, saltando de cerca de 8,85 bilhões de dólares em 18’19 para 30,72 bilhões de dólares no último ano fiscal, registrando um aumento de 247%.

The Economic Times, 20/02/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo