Mercado

Yara fala sobre falta de fertilizantes e possibilidade de aumento nos preços dos alimentos


A escassez global de fertilizantes está aumentando os preços dos alimentos e deixando os países e as famílias mais pobres em crise. Svein Tore Holsether, presidente-executivo da Yara International, adianta que a subida de preços da energia está aumentando os custos dos fertilizantes, o que afeta o preço dos alimentos.

Holsether disse que a empresa pela qual é responsável foi forçada a cortar parte da produção devido aos preços mais altos do gás, uma vez que a produção de fertilizantes requer grandes quantidades de energia.

A escassez de fertilizantes desencadeia uma bola de neve de escassez de alimentos e de lucros. Significa, na prática, que os agricultores de países em desenvolvimento não vão conseguir semear certos alimentos com a mesma eficácia, o que irá levar a colheitas menos abundantes. Os fertilizantes são relevantes, sobretudo, em colheitas como as de milho, canola e trigo.

Mas então, o que está prejudicando a produção de fertilizantes? O processo de formação do amoníaco, presente em vários fertilizantes, depende atualmente da energia hidrelétrica ou de gás natural, fontes de energia que tiveram um aumento exponencial de preços nos últimos meses.

Esse aumento foi provocado por vários fatores, desde logo o aumento da procura, a recuperação da economia mundial após a pandemia e o menor acesso a energias renováveis nesta altura do ano, como a energia solar ou eólica.
A situação levou a um forte aumento no custo de produção de fertilizantes, com o preço do amoníaco subindo 255% em relação ao ano passado.

RTP, 26/11/2021

Fonte
RTP

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo