Mercado

Yara Fertilizantes suspende produção de fosfatados em Cubatão e Paulínia

A empresa norueguesa de fertilizantes Yara irá paralisar a produção de fertilizantes fosfatados e ácido sulfúrico em Cubatão (SP) e Paulínia (SP). Segundo a empresa, a hibernação, como chamou, se deve ao foco da companhia na produção de fertilizantes nitrogenados, além de frentes estratégicas como soluções de baixo carbono, neutralidade climática e agricultura regenerativa.

A empresa afirma que a decisão não afeta o fornecimento de fertilizantes ao mercado brasileiro, “pois os volumes estão garantidos pela robusta estrutura da companhia”. As unidades da companhia em Rio Grande (RS) e Ponta Grossa (PR) irão manter sua atuação no mercado de fosfatados.

Em comunicado, a Yara afirmou que o plano acontecerá de forma gradual ao longo do ano de 2025, com encerramento previsto para o terceiro trimestre do ano. Em dezembro de 2024, a empresa iniciou o processo de produção de amônia com biometano na unidade de Cubatão.

Na última sexta-feira (07/02), a Yara divulgou como parte dos resultados de seu balanço financeiro do quarto trimestre de 2024 um prejuízo líquido de US$ 290 milhões, com entregas de fertilizantes 4% menores que no ano anterior no Brasil.

As entregas de fertilizantes no Brasil somavam 1,37 milhão de toneladas no quarto trimestre de 2023, e caíram para 1,29 milhão de toneladas. Apesar do recuo nas entregas, a empresa mantém uma visão otimista para 2025, com a expectativa de uma melhora nos preços dos fertilizantes e uma recuperação do mercado agrícola brasileiro.

Globo Rural, 12/02/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo