Yara firma acordo para a descarbonização na produção de fertilizantes nitrogenados
A Yara International, líder global em amônia, e a holandesa Northern Lights, fornecedora de transporte e armazenamento de gás carbônico, firmaram um acordo comercial vinculativo, através do qual será possível o primeiro transporte e armazenamento de CO2 entre fronteiras. As informações foram divulgadas pela empresa de insumos nesta segunda-feira (20/11).
Com o acordo, Yara Sluiskil, uma das maiores fábricas de amônia e fertilizantes minerais do mundo, vai expandir a capacidade de liquefação para 12 milhões de toneladas de CO2 nos próximos 15 anos, com um investimento estimado em aproximadamente 200 milhões de euros no período.
Para o transporte, o gás vai ser liquefeito e enviado pela Northern Lights, da Holanda para armazenamento permanente na plataforma continental em Oygarden, na costa da Noruega. A plataforma fica a 2,6 quilômetros abaixo do Mar do Norte.
De acordo com o comunicado enviado pelo departamento de Relações com Investidores da Yara, a empresa irá capturar 800 mil toneladas de CO2 provenientes do processo de produção de amônia por ano. A redução corresponde a 0,5% do total de emissões anuais na Holanda.
As operações começarão em 2025 e seguirão por 15 anos. “É um passo importante para a descarbonização da produção de amoníaco, das nossas linhas de produtos e da cadeia de valor alimentar em geral, afirmou, em nota, Svein Tore Holsether, CEO da Yara International.
GloboRural, 21/11/2023.