YPFB planeja expandir produção de ureia na Bolívia

Armin Dorgathen, presidente da YPFB, revelou que “a segunda fábrica de ureia será um pólo de fertilizantes, principalmente para abastecer o mercado brasileiro”. Além disso, disse que a fábrica de biodiesel vai produzir um “novo diesel, mais ecológico, mais amigo”.
Atualmente, a fábrica de ureia, localizada em Bulo Bulo-Cochabamba, produz 364,6 mil toneladas por ano. Chega aos mercados da Argentina e do Brasil; No entanto, de acordo com relatórios do YPFB, até o momento a demanda vem crescendo do Paraguai, da Europa, entre outros.
“Um exemplo da demanda e da oportunidade é que temos o Brasil, que é um monstro de consumo. Há uma grande demanda de mercado, já que 10 usinas de ureia, como a Bulo Bulo, abasteceriam apenas o estado de Mato Grosso ”, disse Dorgathen.
Segundo o presidente da YPFB, no Brasil a ureia boliviana pode gerar uma vantagem competitiva por questões logísticas, já que este país é próximo da Bolívia enquanto a ureia de outros continentes, que chega lá, tem custos logísticos muito elevados.
El Deber, 17/07/2024.