Acordo histórico é firmado entre empresas para construção de fábrica de fertilizantes na Angola
O African Export-Import Bank (Afreximbank) é o Financiador Líder da histórica fábrica de fertilizantes de amônia e ureia de Angola, promovida pelo OPAIA Group. Como Mandated Lead Arranger, o Banco fornecerá US$ 1,4 bilhão em financiamento de dívida junto com instituições financeiras parceiras.
O Grupo OPAIA, por meio de sua subsidiária Amufert SA, assinou um contrato de Engenharia, Aquisição e Construção (EPC) de US$ 1,4 bilhão para iniciar as obras de construção relacionadas à fábrica de fertilizantes que ficará sediada em Soyo, Angola.
Com uma capacidade de produção de 4000 tpd (thermal design power), espera-se que a planta Amufert SA revolucione o setor agrícola de Angola, reduzindo significativamente a dependência do país de fertilizantes importados. Também contribuirá para a diversificação econômica de Angola ao alavancar os recursos de gás natural, reduzindo assim a dependência das receitas do petróleo.
Além disso, a iniciativa apoiará os agricultores ao garantir um fornecimento consistente de fertilizantes acessíveis e de alta qualidade, aumentando a produtividade agrícola e melhorando a segurança alimentar. Isso não só aumentará a resiliência agrícola de Angola, mas também posicionará o país como líder na produção de fertilizantes em toda a África.
A produção excedente permitirá que Angola se torne um importante exportador de fertilizantes na África, fomentando a integração econômica regional e promovendo o comércio intra-africano.
A construção da usina está programada para começar em 2025, com operações previstas para 2027.
Word Fertilizer, 04/12/2024.