Negócios

Adecoagro faz oferta de US$ 600 milhões à YPF por 50% restantes na empresa argentina Profertil

A Adecoagro apresentou uma proposta de US$ 600 milhões para adquirir os 50% restantes da Profertil que pertencem à YPF, produtora líder de ureia granular na América Latina. A oferta repete o valor pago em setembro pela fatia anteriormente detida pela Nutrien, e agora será avaliada pelo conselho da estatal argentina, com decisão prevista ainda este mês. A aprovação depende do cumprimento de condições estabelecidas até 31 de dezembro.

Se concluída, a operação garantirá à Adecoagro 90% de participação na Profertil, enquanto os 10% restantes ficarão com a Associação de Cooperativas Argentinas (ACA). Para financiar a compra da parcela da YPF, a companhia planeja usar recursos próprios, uma nova linha de crédito já pactuada e parte do valor decorrente da venda de ações.

A transação marca a primeira grande movimentação da Adecoagro em um negócio “fora da porteira” sob a influência de seu novo acionista controlador, a Tether. Representante da empresa no conselho, Juan Sartori afirmou que a estratégia tem apoio integral da plataforma de criptomoedas, reforçando o interesse em ampliar a atuação da companhia na cadeia de insumos.

Segundo o CEO e cofundador da Adecoagro, Mariano Bosch, a Profertil possui localização estratégica no polo petroquímico de Bahía Blanca, próximo às fontes de energia e ao gás natural necessários para a produção de amônia. Bosch destacou que o ativo fortalece a posição da companhia como fornecedora-chave para o setor agrícola regional, integrando um negócio de base sólida, vantagens competitivas e geração consistente de caixa.

Globo Rural, adaptado por GlobalFert, 02/12/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo