Negócios

Argentina finaliza seleção de investidor para conclusão de mina de potássio

Autoridades da província argentina de Mendoza finalizaram o processo de seleção de um investidor de US$ 1 bilhão para ajudar a desenvolver uma mina de potássio, disse o governador na segunda-feira, mais de uma década depois que a Vale arquivou o projeto em meio a pressões de preços.

“Concluímos o processo de seleção de propostas para o desenvolvimento da mina de potássio em Malargue”, disse o governador de Mendoza, Rodolfo Suarez.

As autoridades avançarão agora nas negociações finais de um contrato para desenvolver a mina Rio Colorado com o licitante mais qualificado, seguindo as orientações do UBS, acrescentou.

O período de construção do complexo deverá ser de cinco anos, com uma produção anual provável de 1,5 milhão de toneladas. “A reativação deste projeto duplicará as exportações da província”, disse Suárez.

A Vale retirou-se do projeto em dezembro de 2012 em meio a uma queda nos preços do potássio e à recusa do governo em oferecer benefícios fiscais para mitigar o aumento dos custos ligados à inflação. Antes da paralisação do projeto, a empresa brasileira havia investido US$ 2,2 bilhões na mina, concluindo 45% das obras.

Mining – Adaptado GlobalFert, 05/09/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo