Negócios

As maiores empresas do setor de fertilizantes

Há várias grandes empresas na indústria de fertilizantes agrícolas. A criação de negócios dentro desta indústria exige capital enorme, o que eleva a barreira para a entrada de novos players. A disponibilidade de matérias-primas, especialmente para potássio e fosfato, também limita a entrada no negócio de fertilizantes. 

A PotashCorp, que recentemente anunciou uma fusão com a Agrium, se tornará o maior player dentro da indústria por capacidade. A Mosaic, que produz potássio e fertilizante fosfato, é o próximo. Estas três empresas têm sede na América do Norte.

A Uralkali e Belaruskali são os maiores produtores de fertilizantes de potássio do Leste Europeu. A EuroChem, com sede na Suíça, é o quinto maior produtor por capacidade, seguido da CF Industries, com sede nos Estados Unidos. Em seguida estão a Yara International, sediada na Noruega e a Israel Chemicals com sede em Israel.

Reservas

O potássio e fosfato, matérias-primas dos fertilizantes, são limitados pelas reservas disponíveis globalmente. Quase 81,0% das reservas de potássio conhecidas estão concentradas no Canadá e na Rússia, enquanto cerca de 75,0% das reservas conhecidas de rocha fosfórica estão concentradas no Marrocos e no Saara Ocidental. Quanto aos fertilizantes nitrogenados, o principal insumo é o gás natural ou o carvão antracite, que estão abundantemente disponíveis.

Assim, a indústria de fertilizantes de potássio e fosfato é mais concentrada do que a indústria de fertilizantes nitrogenados, que tem muito mais players ao redor do mundo.

 

Market Realist, 17/01/2017

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo