Negócios

Bilionário russo compra parte da Uralkali

O Grupo Onexim, do bilionário russo Mikhail Prokhorov, anunciou nesta segunda-feira que comprou 21,7% das ações da OAO Uralkali, gigante de fertilizantes. A cota de ações pertencia a Suleiman Kerimov, que era, até então, o maior acionista, e tinha valor estimado entre 3,5 e 4 bilhões de dólares.

O setor de fertilizantes passa por agitações desde julho deste ano, quando a Uralkali decidiu abandonar um acordo de comércio com a Bielorrússia. A parceria controlava cerca de 40% do comércio mundial de fertilizantes e seu fim levou os preços a uma queda que já beira os 25%.

O fim da parceria enfureceu o governo da Rússia, que tem no comércio de fertilizantes uma das principais fontes de renda de exportação. Os preços eram mantidos altos por meio da restrição da oferta.

O diretor executivo da empresa, Vladislav Baumgertner, anunciou, depois do fim da parceria, que adotaria uma estratégia de aumento de fornecimento, em vez de aumento de preços, para incrementar sua participação no mercado. Ele permanece preso desde agosto deste ano, e membros da Uralkali têm certeza de que o motivo é político.

Exame, 18/11/2013

Imagem: Rogério Montenegro/EXAME

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo