Negócios

Brasil e Argentina discutem ampliação do comércio de fertilizantes

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta segunda-feira (30), em Brasília, o governador da província argentina de Mendoza, Alfredo Cornejo, e sua comitiva. O encontro teve como foco o comércio de fertilizantes, especialmente o potássio, da Argentina para o Brasil, além do fortalecimento da parceria estratégica entre os dois países.

O Brasil é o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, mas importa cerca de 85% do total que consome, incluindo 95% do cloreto de potássio, insumo essencial para culturas como soja, milho e cana-de-açúcar. Atualmente, o país importa aproximadamente 12 milhões de toneladas de fertilizantes potássicos por ano, sobretudo de Canadá, Rússia e Belarus. A proximidade geográfica com a Argentina representa uma vantagem competitiva, ao reduzir significativamente os custos logísticos.

O governador Alfredo Cornejo reforçou o interesse da província de Mendoza em atrair investimentos internacionais para ampliar a produção mineral, com destaque para os setores de cobre e potássio. Ele ressaltou o andamento de diversos projetos na região, especialmente o projeto Potássio Rio Colorado. “Temos um depósito de classe mundial com 400 milhões de toneladas de cloreto de potássio certificado. O projeto tem potencial para produzir até 1,5 milhão de toneladas por ano”, afirmou Cornejo.

Durante o encontro, o ministro Fávaro também apresentou o programa Caminho Verde Brasil, que prevê a recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade nos próximos dez anos, transformando essas áreas em terras agricultáveis de alto rendimento, sem necessidade de desmatamento.

Como desdobramento, as autoridades concordaram em realizar um Fórum Empresarial entre os governos e o setor privado, com o objetivo de apresentar as oportunidades dessa cooperação e atrair investimentos para a cadeia de fertilizantes. Também foi discutido o avanço nas tratativas do Memorando de Entendimento entre o Brasil e a província de Mendoza, que abrange setores estratégicos como agroindústria, mineração e infraestrutura logística.

Ministério da Agricultura e Pecuária, adaptado GlobalFert, 01/07/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo