Negócios

Brasil e Nigéria negociam parcerias em petróleo, gás e fertilizantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, para uma visita de Estado, nesta segunda-feira (25/8), no Palácio do Planalto, e destacou as vendas ao Brasil de petróleo e derivados (48%) e fertilizantes (48%), principais itens importados dos nigerianos.

O presidente Bola Tinubu reforçou o interesse em parcerias com a Petrobras para exploração de gás natural. O presidente Lula afirmou que o Brasil pretende ampliar o fluxo comercial com a Nigéria e afirmou que os dois países apostam no livre comércio. A Nigéria é um dos principais parceiros do Brasil no continente africano, com 65 anos de relacionamento bilateral.

Outras áreas de possível cooperação, segundo Lula, incluem agricultura e pecuária, aeronaves e máquinas. Hoje, o Brasil exporta principalmente açúcares e melaços (74%), enquanto as importações são concentradas em óleo e derivados (48%) e fertilizantes (48%).

A Nigéria é uma importante origem de importação de fertilizantes nitrogenados para o Brasil, especialmente ureia. Segundo dados da GlobalFert, em 2024 foram importadas 1,58 milhão de toneladas de ureia do país, o que colocou a Nigéria na segunda posição entre os principais fornecedores, atrás apenas de Omã. Já no primeiro semestre de 2025, a Nigéria assumiu a liderança, respondendo por 28% das importações brasileiras de ureia — aproximadamente 870 mil toneladas.

Eixos, adaptado GlobalFert, 26/08/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo