Negócios

CF Industries planeja expansão por meio de aquisições

A americana CF Industries, uma das líderes globais na produção e distribuição de fertilizantes à base de nitrogênio, parece estar ávida por aquisições. O CEO da companhia, Tony Will, disse hoje durante conferência com investidores em Boston, que está mais interessado em adquirir ativos existentes do que continuar a ‘construir’, segundo agências de notícias internacionais. 

No mês passado, a companhia encerrou conversas com a norueguesa Yara International sobre uma proposta de fusão entre iguais. Uma nova tentativa de acordo com a Yara não está descartada, segundo as agências de notícias.

O CEO da CF Industries também comentou que “matizes nacionalistas” da Noruega começaram a questionar a habilidade da equipe de administração para aproveitar as sinergias que tinham sido identificadas entre as duas companhias. O governo norueguês tem participação na companhia. 

Ao Valor, o presidente interino e CEO da Yara International, Torgeir Kvidal, disse ontem que foram estudadas as sinergias entre as duas empresas, mas que eram muito diferentes. A Yara, uma companhia global, enquanto a CF, uma empresa mais americana e com atuação em produtos mais padronizados (commodities), citou ele. 

Kvidal afirmou também que o conselho de administração da CF decidiu continuar a desenvolver seu próprio negócio. 

O CEO da Yara, que assumiu a posição no mês passado, participou ontem da inauguração de uma nova unidade de mistura de adubos da Yara em Sumaré (SP), a maior do país, com capacidade nominal de produção de 1,1 milhão de toneladas por ano. A nova planta é a 33ª unidade de mistura da Yara no Brasil, que tem a liderança no mercado de distribuição de fertilizantes no país, com cerca de 25% de participação. 

Se as negociações entre Yara e CF Industries se concretizassem, criariam uma gigante do setor de fertilizantes com valor de mercado superior a US$ 27 bilhões de dólares. 

Valor Econômico, 12/11/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo