Negócios

Comissão de Agricultura aprova criação de política de mobilidade para facilitar escoamento de fertilizantes

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria uma política para assegurar a mobilidade no meio rural e o escoamento da produção do campo por estradas vicinais.

Pelo texto, a chamada Política Nacional de Mobilidade Rural e Apoio à Produção – Estradas da Produção Brasileira deve garantir as condições adequadas de tráfego nas estradas vicinais rurais, pavimentadas ou não, mediante manutenção, recuperação, revitalização, desobstrução e construção de pontes.

O Projeto de Lei 1146/21, foi aprovado na forma de substitutivo da relatora. A deputada Aline Sleutjes disse que a medida é importante para impulsionar a economia rural e dar melhores condições de vida a quem mora no campo. “Em algumas localidades, a precariedade das estradas vicinais é tamanha que se torna mais efetivo expressar a distância até os centros urbanos em número de horas para percorrê-la e não pela quantidade de quilômetros que os separa”, disse.

Os preços dos fretes vem aumentando durante os ultimos anos, encarecendo o envio de fertilizantes para todos os estados. Com esta nova política de mobilidade, poderemos presenciar um barateamento ou maior agilidade durante as entregas e escoamento de produtos, incluindo os fertilizantes.

A deputada afirmou ainda que a consolidação do Brasil como competidor no mercado exportador de commodities agropecuárias depende da adequação e manutenção das redes de suporte à logística do agronegócio.

Visaoagro, 08/12/2021
Fonte da Imagem: Unsplsah

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo