Empresas indianas pretendem se juntar para a abertura de uma fábrica de nitrato de amônio.
Duas empresas indianas a Coal India e Bharat Heavy Electricals, assinaram um acordo de joint venture para a criação de uma planta de nitrato de amônio por meio da rota de tecnologia de gaseificação de carvão de superfície (SCG).
A planta será instalada na área de Lakhanpur, em Odisha, pela subsidiária da Coal India, a Mahanadi Coalfields e está planejada para produzir inicialmente 2.000 toneladas de nitrato de amônio por dia, de acordo com o ministério do carvão.
A produção anual está prevista em 660 mil toneladas de nitrato de amônio, o que exigiria 1,3 milhão de toneladas de carvão. O carvão será fornecido pela Coal India, enquanto a BHEL contribuiria com a tecnologia de gaseificação em leito fluidizado pressurizado desenvolvida localmente para esse fim.
O produto pode ser utilizado tanto como fertilizante puro ou em formulações, mas também como explosivo para a prática de mineração.
A próxima fábrica como integração a montante ajudaria a garantir a matéria-prima, reduzindo a dependência da importação de nitrato de amônio.
The Economic Times, 29/02/2024.