ExxonMobil e Trammo assinam acordo para aquisição de instalação

A Trammo, Inc. e a Exxon Mobil Corp. assinaram um acordo para avançar nas discussões para a aquisição de longo prazo da instalação da ExxonMobil em Baytown, Texas, EUA. Espera-se que a instalação produza hidrogênio praticamente livre de carbono, com aproximadamente 98% do dióxido de carbono (CO2) removido e usará esse hidrogênio para produzir amônia de baixo carbono.
A Trammo, uma importante negociadora internacional de commodities físicas, alavancará sua expertise de mercado e logística para entregar e vender na Europa e no mundo todo essa amônia de baixo carbono exclusiva para uso como matéria-prima de fertilizantes e para outras aplicações industriais importantes.
Espera-se que a instalação seja a maior do mundo desse tipo, capaz de produzir até 1 bilhão de pés cúbicos/dia de hidrogênio de baixo carbono e mais de 1 milhão de toneladas por ano de amônia de baixo carbono. Uma decisão final de investimento pela ExxonMobil é esperada para 2025, com início previsto para 2029, sujeito a política governamental de apoio, permissão regulatória e condições de mercado.
“Nosso projeto Baytown continua a fazer avanços significativos, atraindo cada vez mais o interesse do cliente”, disse Barry Engle, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions. “Estamos ansiosos para trabalhar com a Trammo neste projeto inédito que seria uma vitória para a Costa do Golfo dos Estados Unidos, criando empregos e aprimorando as exportações de energia dos EUA.”
O presidente da Trammo SAS, Christophe Savi, disse: “A Trammo está muito feliz em fazer parceria com a ExxonMobil no projeto Baytown e assinar este acordo. Ambas as empresas têm um interesse comum em desenvolver soluções limpas e descarbonizadas para consumidores em todo o mundo, incluindo o mercado europeu, e esta parceria promove a meta da Trammo de disponibilizar no mercado volumes significativos de amônia de baixo carbono até 2030.”
World Fertilizer, 30/01/2025.